Atualmente, é comum ouvirmos falar sobre analise de dados. Mas para que eles servem? Qual o real valor dos dados?

Geramos dados a todo momento, desde fazer buscas no Google até caminhar pelas ruas. Estes dados produzidos são ignorados por sua complexidade, além da falta de recursos tecnológicos, e por não fazerem nenhum sentido a princípio.

Mas é importante entender que isoladamente não representam relevância, são códigos.

A partir daí que começa o papel do cientista de dados, na geração do valor dos dados devido a riqueza de informações que eles nos fornecem.

A digitalização do mundo chegou a tal ponto em que já se ouve dizer que os dados são o novo petróleo, o combustível que irá mover o mundo a partir de tomadas de decisões mais assertivas.

Mas será que podemos fazer esta relação?

Os dados exigem maior destaque por sua infinidade de possibilidades diferentemente do Petróleo, que além de ser um recurso finito, acarreta consequências graves ao meio ambiente.

Além disso, a interpretação dos dados produz a informação, que é obtida por meio do Data Science e a transforma em conhecimento para solucionar problemas.

Este é o principal fator que atribui o valor real dos dados. A possibilidade de mudar comportamentos a partir do conhecimento, criar insights.

Mais valioso que o Petróleo

O conhecimento é a maior riqueza que se pode adquirir atualmente e ele pode ser obtido através da análise dos dados.

As informações bem utilizadas, são processadas e transformadas em conhecimento, para tomada de decisões, atitudes, comportamentos e perspectivas.

Mas como extrair valor desta nova matéria-prima?

Os dados devem ser utilizados com um objetivo em mente, para que se possa utilizar a informação de forma correta. Logo, transformá-los em ações para solucionar questões.

Saber analisá-los da maneira certa é essencial para tomada de decisões inteligentes.

Atualmente, as empresas recorrem ao Data Science como uma forma de aprimorar seus serviços, através de métodos científicos e técnicas, realizados com o intuito de extrair informações relevantes a partir do enorme volume de dados fornecido.

O cruzamento destes dados proporciona diversos cenários e possibilidades a serem exploradas a favor da evolução dos negócios, visando sempre a inovação.

Apesar de sua abordagem ser em grande parte na área dos negócios, os dados possuem também uma função muito importante na área científica como um todo.

O valor dos dados na Produção Científica

Identificar especificidades pode significar melhores condições no desenvolvimento de novos estudos, por isso a importância dos dados na área de Produção Científica.

Ao desenvolver uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado, é necessário recorrer a esta análise, pois as informações adquiridas pelo Data Science são utilizadas ao produzir o conteúdo.

Os alunos de diferentes áreas usufruem destas informações geradas, para embasar suas teses e dissertações.

Na medicina, por exemplo, modelos e métodos estatísticos são utilizados para analisar fatores que influenciam a ocorrência de algum evento, como morte e doenças. Além disso, observar a eficácia de um medicamento.

O valor dos dados no ambiente dos negócios

O ambiente competitivo ocasionou uma necessidade de alternativas, impulsionando a nova geração de soluções analíticas para se posicionar diferentemente frente as outras corporações.

Grandes empresas como a Netflix, alcançaram o sucesso reconhecendo o valor dos dados analisando as informações coletadas de seus clientes, com base no histórico das contas, e utilizando destas informações para gerar um conteúdo de acordo com as preferências.

Dessa forma, foi possível agradar usuários com diferentes preferências alcançando um público cada vez maior.

Para mais informações sobre Big Data, Data Science e suas aplicações, não deixe de se registrar em nosso Blog e acompanhar nossas futuras publicações. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos Data Talkers.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar dessa discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *